Antropólogos em campo: | Curt Nimuendajú, traduções | americanas e etnografia Tikuna || Priscila Faulhaber

Código: 9786589014195
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Apresentação de Anthony Seeger
Posfácio de Peter Schröder
Coedição Faperj
ISBN 978-65-89014-19-5
2023, 1ª edição, 280 p., 16 x 23 cm


DESCRIÇÃO

Este livro apresenta uma síntese reflexiva dos resultados de mais de vinte anos de pesquisas sobre os Tikuna e tem como principal fio condutor a experiência de Curt Nimuendajú junto a eles. Interessará, no entanto, não apenas aos estudiosos desse povo e desse etnógrafo, mas também àqueles que se dedicam à história da etnografia na Amazônia, da antropologia no Brasil e do colecionismo museológico. 

Em sua densa argumentação, Priscila Faulhaber abarca vasto material documental, consultado no percurso de sua trajetória profissional em diversos acervos brasileiros e norte-americanos, e dialoga com dados oriundos de sua pesquisa de campo no Médio e Alto Solimões. Dessa forma, oferece uma interpretação intersubjetiva sobre episódios, personagens e produtos (monografias, artefatos e filmes) fundamentais para a cientificação da etnologia no Brasil.

Ao seguir a trajetória profissional de Nimuendajú, aborda as prerrogativas teóricas e metodológicas que nortearam os trabalhos dele e de outros etnógrafos estrangeiros atuantes na Amazônia na primeira metade do século XX, e as circunstâncias político-científicas que determinaram a criação do Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil em 1933 e promoveram o financiamento norte-americano de pesquisas na América Latina. Ao se debruçar sobre documentos de diversos arquivos e fundos, com destaque para os National Anthropological Archives da Smithsonian Institution, Priscila foca os interesses que guiaram os projetos dessa instituição relacionados a Nimuendajú e lança luz sobre o protagonismo de Julian Steward, atentando para as tensões decorrentes de suas perspectivas sobre gênero e produção cientifica.

Suas reflexões, atravessadas pelos conceitos de fronteira e tradução, apresentam ainda os contextos de elaboração e deslocamento dos artefatos rituais Tikuna coletados por Nimuendajú em 1941–2, bem como o pensamento Magüta que os considera objetos vivos, potencialmente transformadores e passíveis de reinterpretações. — Elena Welper

 

Priscila Faulhaber

Antropóloga. Pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Professora do Programa de Pós-gradua­ção em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Sumário ¯     Introdução ¯ 

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