Coedição Faperj
ISBN 978-85-7740-130-7
2013, 1ª edição, 208 p., 16 x 23 cm, ilustrado
DESCRIÇÃO:
Política é como futebol, com a diferença de que em política as consequências reais acontecem quando o jogo acaba e começa o nosso dia a dia. Como no futebol, há treinadores, táticas e todo um jogo disputado fora do gramado, mas ao contrário do esporte muitos poucos especialistas comentam os bastidores.
Nem mesmo um gênio político como Hugo Chávez assumiria o risco de entrar em uma eleição sem um time de especialistas em marketing porque, se o fizesse, aumentaria o risco de ser derrotado nos confrontou em que participou.
Os detalhes da engrenagem que transformou a proposta política do líder venezuelano em emoção eleitoral triunfante merecem o olhar de um especialista.
Marcelo Serpa, veterano de marketing político, presta-nos esse grande serviço: analisa e explica, nesta obra, o que está por trás das eleições. Ele escolheu as campanhas de Hugo Chávez, pura dinamite. Contribui assim para explicar um pouco da história eleitoral da América Latina. Trata-se de um livro instrutivo e fascinante.
Marcelo Serpa
Com mais de trinta anos de exercício profissional ininterrupto e passagens no universo empresarial em importantes grupos nacionais, atua como consultor, no Brasil e no exterior, com ênfase em comunicação, opinião pública, ciência eleitoral e cultura digital. Conferencista convidado de diversos congressos, seminários e encontros de comunicação no Brasil e América Latina. Diretor da sessão Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop) de 2008 a 2015 e vice-presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação Política (Politicom) de 2015 a 2017, é professor associado da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Núcleo de Marketing (Numark) desde 1994 e leciona várias disciplinas no Curso de Publicidade e Propaganda. Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ (2011, 2002), especialista em Marketing pelo Programa Avançado de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (1994) e bacharel em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas Bennett (1986).
A Contra Capa, fundada como livraria em 1992, iniciou suas atividades editoriais em dezembro de 1995. Essas atividades, baseadas inicialmente em suas áreas de especialização, se diversificaram e, hoje, incluem a edição de livros de arquitetura, artes plásticas, cinema, ciências humanas, crítica literária, filosofia, fotografia, história, literatura, poesia, psicanálise e teatro.
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