Réquiem || Lêdo Ivo

Código: 9788577400409
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Pinturas de Gonçalo Ivo, Desenho de Gianguido Bonfanti
Prêmio Casa de Las Americas, 2009
Coleção Vargem Grande, n. 0
ISBN 978-85-7740-040-9
2008, 1ª edição, 64 p., 16,8 x 24,5 cm, ilustrado


DESCRIÇÃO:

Ainda menino, Lêdo Ivo foi levado por seu pai a Barra de São Miguel. Nessa praia de Alagoas, em 1556, ocorreu um acontecimento que estarreceria todo o Ocidente. Num assombroso banquete antropofágico, dom Pero Fernandes Sardinha, o primeiro bispo do Brasil, e uma centena de seus acompanhantes, vítimas de naufrágio, foram assados e devorados pelos Caetés. Em represália, os colonizadores portugueses dizimaram a quase totalidade desses indígenas, que por fim foram, com todos os seus descendentes e por todos os séculos, excomungados pelo Papa.

Havia uma razão no desejo de conhecer essa paisagem da terra natal. Pelo lado materno, Lêdo Ivo descende dos Caetés, fato que, na vida literária, o tem levado a zombar dos pálidos modernistas de 1922, a seu ver meros antropófagos de papel. Sobre Réquiem, poema de origem e lugar de nascimento e ancestralidade, paira a visão da infância guardada pela memória: navios perdidos, lagoas, trapiches, o soprar do vento, um estaleiro apodrecido, o martelar das vagas, peixes e caranguejos, pássaros marinhos, mangues e as águas negras dos maceiós. Obra de perda e de despedida, em que a celebração de um amor levado pela morte antecipa novo silêncio, seus versos longos se desdobram como as ondas do mar alagoano e, em seu movimento, previnem o repouso eterno.

Música e imagem se fundem, portanto, para exprimir uma reflexão sobre o sentido da existência, da qual a série de pinturas de Gonçalo Ivo, feitas sob os efeitos de sua leitura, não é comentário ou simples ilustração. Nas 18 peças dessa série, forma, cor e matéria constituem, em sua esplêndida unidade, o texto pictórico do poema; o poema escrito numa outra linguagem, cuja matéria visual estabelece ritmo próprio e se põe a dialogar com sons e sentidos do poema paterno, e também com os traços do poeta retratados por Gianguido Bonfanti.

 

Lêdo Ivo

Nasceu em Maceió, Alagoas, em 1924. Autor de As imaginações (1940–3), Ode e elegia (1944–5), Acontecimento do soneto (1946), Ode ao crepúsculo (1946), A jaula (1945–6), Ode à noite (1946), Cântico (1947–9), Ode equatorial (1950), Linguagem (1950–1), Um brasileiro em Paris (1953–4), O rei da Europa (1955). Magias (1955–60), Os amantes sonoros (1960), Estação central (1961–4), Finisterra (1965–72), O soldado raso (1973–86), A noite misteriosa (1973–82), Calabar (1985), Mar oceano (1983–7), Crepúsculo civil (1988–90), Curral de peixe (1991–5), O rumor da noite (1966–2000) e Plenilúnio (2001–4), reunidos em Poesia completa 1940–2004, publicado no Rio de Janeiro em 2004. Quatro anos depois, publicou pela Contra Capa Editora, com um conjunto de pinturas de seu filho Gonçalo Ivo, Réquiem, agraciado com o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, em 2009. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Rosalía de Castro, do pen Clube da Galícia, e em 2011, o Prêmio Leteo, em León, ambos na Espanha. Nesse mesmo ano, publicou pela Contra Capa Editora O vento do mar, reunindo textos sobre a sua vida e o convívio com grandes figuras da literatura brasileira, uma antologia poética sobre sua cidade natal e vasta iconografia. Faleceu no dia 23 de dezembro de 2012, em Sevilha. Em 2013, a Contra Capa Editora publicou, acompanhado de uma série de 42 pinturas de Steven Alexander, Mormaço e, em 2016, A imaginária janela aberta, edição bilíngue ampliada de La imaginaria ventana abierta, coletânea de poemas traduzida e prefaciada por Carlos Montemayor em 1980, e Aurora, entremeado com 35 pinturas de Gonçalo Ivo. Além de várias edições em língua espanhola, seus livros têm sido traduzidos para o inglês, o francês, o italiano, o holandês, o dinamarquês, o sueco e o grego.

 

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