<span class="bn">Transcinemas</span><span class="as">Katia Maciel</span>

Código: 9788577402403
R$ 85,00
ou R$ 80,75 via Pix
Comprar Estoque: Disponível
  • R$ 80,75 Pix
  • R$ 85,00 Boleto Bancário
  • R$ 85,00 American Express, Visa, Diners, Mastercard, Aura, Hipercard, Elo
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

TÍTULO:

Transcinemas

RESUMO:

Autor(Katia Maciel [org.])
Coleção N-Imagem, n. 7
ISBN 978-85-7740-240-3
2017, 2ª edição, 432 p., 16 x 23 cm


DESCRIÇÃO:

Poucos anos após o seu surgimento, o cinema se consolidou numa de suas formas de exibição, caracterizada, em termos gerais, por ocorrer numa sala cuja arquitetura se assemelha à do teatro italiano, por envolver a projeção de uma imagem em movimento e por adotar uma narrativa influenciada não só por modificações na estrutura do romance literário, como também pelo desejo socialmente disseminado de ver outros lugares sem a necessidade de se deslocar. Suas outras formas pioneiras, em especial os panoramas e suas galerias de atrações, obscureceram-se sob a hegemonia de tal modelo estético, em torno do qual se ergueu uma poderosa indústria de entretenimento.

O cinema, contudo, sempre foi experi­mental, ou seja, sempre foi um campo de pesquisa definido por questões formais que retomaram, nas montagens inauguradas por sua linguagem, princípios da fotografia, da pintura, do teatro e da literatura. Como tornar móvel a imagem e como enquadrá-la? Quais os modos de projetá-la? De que maneiras integrar ao que é exibido cor, som e profundidade? Que tipo de participação se espera do espectador?

Ao longo dos anos, portanto, mantiveram-se ou conformaram-se linhas de investigação, cujos efeitos têm sido reelaborados pela presença de novas possibilidades tecnológicas surgidas desde o início do século XX. Cinema experimental, arte do vídeo, cinema expandido e cinema interativo agrupam importantes momentos de transformação do dispositivo cinematográfico, e suas produções, cada vez mais, espalham-se por museus, galerias de arte, universidades e, sobretudo, casas. Instalado em espaços expositivos, reproduzido em leitores domésticos, acessado na internet ou mesmo projetado nas salas tradicionais, o cinema hoje se move em inúmeros caminhos, recriando, de maneira intensa, os modos pelos quais vemos e experimentamos tanto o mundo quanto a nós mesmos.

Divididos em duas partes, os 37 textos que compõem este livro – precedidos de uma introdução de Katia Maciel, que procura definir o termo transcinemas, proposto por ela para abarcar as novas situações de cinema em que superfícies híbridas de luz e movimento se conjugam com a participação e a imersão dos espectadores – representam, em suas inter-relações, um amplo e fundamental panorama do que tem sido elaborado nos últimos anos por muitos dos mais importantes teóricos e artistas ligados ao tema no Brasil e no mundo.

 

Textos de

Andre Parente | Andreas Kratky | Anne-Marie Duguet | Arlindo Machado | Christa Blümlinger | Christopher Hales | Consuelo Lins | Daniela Bousso | Eduardo Kac | Fernando Cocchiarale | Fernando Salis | Giselle Beiguelman | Guto Nobrega | Helio Oiticica | Jean-Louis Boissier | Jeffrey Shaw | Jens Hauser | Katia Maciel | Lev Manovich | Lívia Flores | Lucas Bambozzi | Luciano Figueiredo | Luiz Cláudio da Costa | Neville de Almeida | Nicky Hamlyn | Patricia Canetti | Philippe Dubois | Pia Tikka | Raymond Bellour | Ricardo Basbaum | Roy Ascott | Sophie Biass-Fabiani | Thomas Y. Levin Zoe Beloff

 

Sumário ¯     Introdução ¯ 

R$ 85,00
ou R$ 80,75 via Pix
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Contra Capa Livraria Ltda. - CNPJ: 68.575.083/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Social