<span class="bn">História econômica e imprensa</span><span class="as">Maria L. Corrêa, Monica P. A. Chaves & Rafael V. M. Brandão [org.]</span>

Código: 9788577402090
R$ 54,00
Comprar Estoque: Disponível
  • R$ 54,00 Boleto Bancário
  • R$ 54,00 American Express, Visa, Diners, Mastercard, Aura, Hipercard, Elo
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

TÍTULO:

História econômica e imprensa

RESUMO:

Autor(Maria Letícia Corrêa
Monica Piccolo Almeida Chaves
Rafael Vaz da Motta Brandão [org.])
ISBN 978-85-7740-209-0
2016, 1ª edição, 296 p., 16 x 23 cm


DESCRIÇÃO:

A interface entre a história da imprensa e a história econômica abrange dois campos férteis de debates historiográficos, ambos incrementados nas últimas décadas por estudos que têm reafirmado a abrangência dessas reflexões na história social. A imprensa se coloca aqui como objeto de estudo e como fonte histórica. A instigante proposta de debater sobre esse limiar ente os dois campos de análise historiográfica encerra um objetivo central nesta obra: trata-se de discutir uma história da preocupação econômica na imprensa brasileira, entre os séculos XIX e XXI, esquadrinhando a rede de interesses econômicos onde estiveram imersos esses discursos que direcionavam para uma determinada leitura da realidade política e social.

Neste entrelaçamento de leituras convergem as preocupações dos autores e autoras da obra: entender como a imprensa se torna locus privilegiado da ação de intelectuais que, em suas mais diversas preocupações, agem na defesa dos seus interesses de classes e/ou do veículo para o qual trabalham.

Apresenta-se ainda a crescente preocupação da imprensa com aspectos econômicos a partir da indagação central: há isonomia, neutralidade ou imparcialidade na imprensa? Em que medida a leitura econômica através da qual a imprensa se posiciona publicamente é ela também permeada pela ideologia dominantes? O discurso quase homogêneo adotado pelo jornalismo econômico atualmente fornece boas pistas sobre esse entrelaçamento ideológico, inseparável da visão de mundo posta pelos veículos de comunicação na construção de um discurso hegemônico. Mônica de Souza N. Martins

 

Textos de

Almir Pita Freitas Filho | Carla Luciana Silva | Daiana Maciel Areas | Edina Rautenberg | Marcelo Cheche Galves | Maria Letícia Corrêa | Marina Gusmão de Mendonça | Monica Piccolo Almeida Chaves | Pedro Henrique Pedreira Campos | Rafael Vaz da Motta Brandão | Saulo Santiago Bohrer | Tatiana Poggi Figueiredo

 

R$ 54,00
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Contra Capa Livraria Ltda. - CNPJ: 68.575.083/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Social